Aloe vera, apelidada de "planta dos milagres", tem muitas virtudes. Aqui estão seus principais benefícios e campos de ação.
As origens
As folhas de aloe vera são utilizados desde os tempos antigos. No Egito, as mulheres, especialmente a grande Cleópatra, usavam-nas como um segredo de beleza para tratar seus problemas de pele. Quanto aos maias, eles equipararam essa planta a uma verdadeira fonte da juventude .
É cultivada principalmente no Mediterrâneo, norte da África e algumas ilhas com clima tropical e também abundante no Brasil, aqui conhecida comumente por Babosa.
O que contém?
Existem atualmente 250 espécies de Aloe Vera.
É o aloe barbadensis que tem as maiores virtudes medicinais.
A folha de Aloe vera, e mais particularmente o seu gel, contém mais de 200 componentes, incluindo 75 nutrientes, 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas.
Seus benefícios para a pele
Aloe Vera é usado em muitas composições cosméticas .
Ativa a produção de colágeno, uma proteína com propriedades de hidratação e elasticidade, que permite ter uma pele macia que sofre menos os efeitos do tempo.

LEIA TAMBÉM: Frutas com Colágenos!?
Cuidado de queimaduras e feridas
Aloe vera imediatamente acalma a dor associada a queimaduras ou feridas superficiais, sem riscos de infecções.
Estimula a circulação sanguínea em torno da ferida, o que acelera o processo de cicatrização.
Também oferece proteção solar eficaz , desde que o creme contenha pelo menos 35% de aloe vera e protetores solares.
Suas propriedades digestivas
Em caso de problemas digestivos, aloe vera é um aliado. Ajuda a limpar os intestinos e a aliviar a obstipação .
O gel vegetal também lubrifica as paredes intestinais e reduz a inflamação do trato digestivo. Um coquetel feito com suco de aloe vera e mel é, portanto, particularmente recomendado para estômagos doentes.
Como extrair o gel?
O gel de aloe vera é facilmente extraído da planta.
Basta cortar uma folha na base da raiz e rabiscar o lado da folha com uma faca, puxando na direção oposta da incisão para remover o filme da folha .
Uma lamínula será então retirada do coração da folha (onde está a maior concentração de gel). Limpo de suas bordas espinhosas, é aplicar diretamente no lado interno para a área a ser tratada.
Contra-indicações

Da mesma forma, deve-se evitar associar com alguns laxantes ou diuréticos e algumas drogas como anticoagulantes ou corticosteroides.
OBS: Para evitar qualquer risco de interações medicamentosas, é altamente recomendável que você procure orientação médica e/ou farmacêutica antes de iniciar a terapia com fitoterápicos.
**Se você for o proprietário da imagem, favor entrar em contato para que possamos dar os créditos.
Fonte: https://www.passeportsante.net/fr/