Se é natural não faz mal?! SQN!

Muito se tem dito sobre fitoterápicos e tratamentos naturais, que são totalmente seguros e livres de quaisquer efeitos colaterais ou reações adversas. É uma frase recorrente e comumente usada entre os adeptos e profissionais da cultura Fitoterápica e/ou Naturoterapia em que dizem: "Se é natural não faz mal", essa afirmação além de soar um bocado irresponsável, pode trazer grandes transtornos ou até mesmo colocar em risco a saúde de muitos.
Primeiro que alguém que atue em qualquer área terapêutica e não entenda que a diferença entre qualquer medicamento, seja ele fitoterápico, planta medicinal e/ou alopático e veneno é apenas a dosagem, é muito temerário, e esse profissional não tem o básico para atuar seja em qualquer ramo da saúde e/ou medicina.
A frase correta é: "Se é natural pode fazer mal", e em alguns casos muito mal, e esse risco aumenta bastante, quando o paciente está em uso de outros fármacos. Um exemplo emblemático é o uso de um fitoterápico chamado Valeriana oficinalis concomitantemente com antidepressivos envolvidos com a degradação, síntese ou recaptação de serotonina, podendo levar o usuário dessas terapias a uma síndrome serotoninérgica, podem desestabilizar um paciente que até outrora estava estável.
Nesse contesto a inserção de profissionais preparados seja no âmbito  público ou privado é de grande importância para que as práticas integrativas e complementares alcance o seu objetivo principal, que é a disponibilidade de um tratamento natural e seguro para os possíveis pacientes. "Puxando" uma sardinha para os farmacêuticos, nós somos indispensáveis e extremamente importantes na integração entre a medicina convencional e a natural, para que possamos crescer profissionalmente nesse seguimento é preponderante nos capacitar para dar fomento a essas práticas e fazer de nossa profissão cada vez mais importante e brilhante como ela È!


As informações aqui contidas são apenas com finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos e farmacêuticos adequados.

OBS: Para evitar qualquer risco de interações medicamentosas, é altamente recomendável que você procure orientação médica e/ou farmacêutica antes de iniciar a terapia com fitoterápicos.








**Se você for o proprietário da imagem favor entrar em contato para que possamos da o credito.

Postar um comentário

Comente AQUI!

Postagem Anterior Próxima Postagem